Em nome de Deus, o Misericordioso, o Misericordiador
Em nome de Deus, o Misericordioso, o Misericordiador
Assalam Waleykum!
Irmãos e irmãs, muçulmanos e muçulmanas do Brasil!
O mundo, sabemos nós, passa por tempos perigosos: as pesadas nuvens da extrema-direita, da xenofobia, do ódio, do separatismo voltam a se acumular sobre países que ainda ontem cele- bravam as liberdades civis e os direitos das gentes, e sobre terras onde as ditaduras ainda são história recente, prenunciando tempos graves.
O Brasil também não fugiu à sombra do autoritarismo, elegendo em 2018 um agrupamento político de tintas fascistas, ancorado na criminosa onda bolsonarista - dentro da qual os direitos humanos são relativos, os pobres sofrem ataques covardes, a violência é incentivada, o fundamentalismo dá o tom nas falas de ministros e porta-vozes do funesto governo.
Irmãos e irmãs, como muçulmanos e muçulmanas que somos, e obedecendo ao sagrado Alcorão e ao exemplo do Profeta Muhammad (Que a paz e as Bênçãos de Deus Estejam com Ele) é nosso dever combater as injustiças, a maldade, o autoritarismo, defender os pobres, lutar pela justiça social; assim como é nosso dever salvaguardar a nossa fé quando em nossas terras o preconceito, as falsas notícias, as distorções e o puro ódio podem inflamar a perseguição, as restrições sem razão, a difamação, a violência contra qualquer denominação religiosa que não a elegida pelo autoritarismo estabelecido.
Porém, estamos dispersos pelo Brasil: dificuldades das mais diversas nos mantém em precário contato, enfraquecendo a Ummah que poderíamos ser. As imensas distâncias, a desorgani- zação, a precária comunicação estão entre os fatores que nos separam, no momento em que a coalização de forças e a união são urgentes.
Importantes movimentos foram realizados por coletivos e uma rica troca de ideias surgiu no espaço virtual, criando laços, unificando muitos muçulmanos e muçulmanas que lutam pelos direitos sociais e por nossa religião.
Mas é preciso mais: precisamos ganhar visibilidade, dar corpo ao embate, tomar as ruas, fazer com que a voz de muçulmanos e muçulmanas seja ouvida, denunciando o fascismo e deixando evidente nossa intenção de lutar em prol da democracia que foi profundamente ferida.
Para tanto, nos comprometemos a dedicar todos esforços para que se construam Comitês Islâmicos de Solidariedade em qualquer lugar onde um irmão ou irmã se apresentem para fazê-los.
E o que é a solidariedade? Um termo e uma ação de fronteiras muito largas, que nos permitirá atuar em defesa dos direitos das minorias, dos pobres, na ajuda humanitária, em participações políticas, campanhas sociais, organização estudantil e operária, no socorro às vítimas das tragédias, do feminicídio, do genocídio do povo negro e na denúncia das violações cometidas pelo Estado.
Será assim que nós, herdeiros dos Malês que lutaram contra a escravidão e a exploração do homem pelo homem, vamos cumprir na prática uma de nossas principais obrigações: a Dawa,
divulgação do Islam aos povos.
Irmãos e irmãs, muçulmanos e muçulmanas do Brasil! A época é grave, e nosso engajamento se faz urgente: avante, irmãos e irmãs, pela defesa dos mais fracos, pela paz! Combatamos o fascismo que procura assentar sua vil mão sobre o país!
Avante!
Que Allah, Glorificado seja, nos ilumine e nos guie!
Brasil, 1º de Maio de 2019.
Assinam, enquanto membros-fundadores:
- Aisha Falak - Niteroi - RJ
- Aisha Mohammad - São Paulo - SP
- Alexsandro Sgobin - Campinas - SP
- Aline Sobral - Franco da Rocha - SP
- Aminah Naham - CE
- Ana Rita Vieira - Manaus - AM
- Ana Rosa Cavalcante da Silva - Ponta Porã - MS
- Ayesha Evelise Tavares Ahmed - Brasília - DF
- Cida Pereira Silva - Pelotas - RS
- Cláudia Almeida de Souza - São Gonçalo - RJ
- Crisdaren Bouhamedi - Presidente Prudente - SP
- Estelita de Oliveira Pinto - Mogi das Cruzes - SP
- Fábio Cezar Gonçalves Padilha - São Bernardo do Campo - SP
- Fatma Aysha Syeda - Recife - PE
- Gilliam Mellane Ur Rehman - São Luís - MA
- Hajj Abdullah Malik Shabbazz - Francisco Morato - SP
- Hajj Geraldo Magela - Juiz de Fora - MG
- Hajj Mangolin - São Bernardo do Campo - SP
- Hassan Abdul Malik - São Bernardo do Campo - SP
- Jerusa Hawass Radash - Salvador - BA
- José da Silva (Yusef Ibn Elias) - São João de Meriti - RJ
- Karine Garcez - Caucaia - CE
- Khadija Gaio Silveira - Rio de Janeiro - RJ
- Ketu Riahb - São Bernardo do Campo - SP
- Letícia Ferreira Silva - Osasco - SP
- Luciano de Figueiredo Santos - Franco da Rocha - SP
- Nasser Ibrahim - São Paulo - SP
- Nilza Vitorino Coelho - Juiz de Fora - MG
- Petra Duarte - Rio de Janeiro - RJ
- Ramon dos Santos Ventura - Campina Grande - PB
- Regina Márcia Oliveira de Faria - Juiz de Fora - MG
- Renata Rosa - São Paulo - SP
- Rosângela França - São Bernardo do Campo - SP
- Sergio Abdul Rashid - Pelotas - RS
- Soraia Barros Sena - Taboão da Serra - SP
- Youssef Malik Abdullah - Embu das Artes - SP