CIS - COMITÊS ISLAMICOS DE SOLIDARIEDADE, EMITEM NOTA DE REPÚDIO, SOBRE AS DECLARAÇÕES EMANADAS PELO MINISTRO ABRAHAM WEINTRAUB, SOBRE AS MADRASSAS

NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO MINISTRO ABRAHAM WEINTRAUB

Há muito tempo que a comunidade islâmica vem sofrendo constantes ataques no mundo todo, porém, no Brasil se intensificou no governo do Sr. Presidente da República Jair Bolsonaro. A extrema direita tem utilizado sistematicamente os órgãos do Executivo para tentar "legitimar" e incitar o ódio contra os muçulmanos, dessa forma, contribuindo para o aumento da Islamofobia no país. Recentemente, em um trecho de entrevista concedida ao “Jornal da Cidade” (um organismo de imprensa explicitamente favorável ao governo Bolsonaro), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, de forma totalmente irresponsável e desqualificada, emanou insultos não somente contra as universidades federais, mas também, contra a comunidade islâmica, afirmando que as universidades federais do Brasil, são “madrassas de doutrinação”, em referência às escolas islâmicas, um comportamento totalmente ofensivo, que representa ataque à comunidade universitária do país e à comunidade islâmica do mundo.

Assim como em outras declarações, não foi apresentada nenhuma comprovação que fundamente essas graves acusações. Dessa forma, trata-se de mais um dos muitos ataques cometidos pelo atual governo, que usa de forma pejorativa termos referentes a religião islâmica, ofendendo a religião e seus adeptos.

Por conta desses ataques, os CIS - Comitês Islâmicos de Solidariedade emitem esta nota de repúdio contra tão ofensiva declaração, assim como, solicita explicações e retratação imediata por parte do senhor ministro da Educação Abraham Weintraub.

Não nos calaremos diante de ataques contra a Comunidade Islâmica.

CIS - Comitês Islâmicos de Solidariedade

Brasil, 23 de novembro de 2019